quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reportagem

Dia 19 de abril foi comemorado o Dia do Índio. Um dia de reflexão sobre a importância dos povos indígenas e sobre a manutenção de suas terras e cultura. Apesar de existir o dia do índio, eles não estão sendo respeitados, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
"Índio é retirado à força do STF após protestar por cotas em universidades
Julgamento sobre cotas foi interrompido com a manifestação no plenário.
Araju Sepete Guarani queria que ministro falasse do direito dos indígenas.
Do G1, em Brasília
O indígena Araju Sepete Guarani foi retirado à força do plenário pelos seguranças do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quinta-feira (26), ao protestar pelo direito de cotas para indígenas em universidades .
A Corte iniciou nesta quarta o julgamento de três ações que contestam a constitucionalidade das reservas para negros, indígenas e estudantes de escolas públicas em instituições de ensino superior públicas e privadas. A única analisada até agora é a que trata das cotas raciais.
Durante a leitura do voto do ministro Luiz Fux, a favor das cotas, Guarani causou tumulto no plenário ao exigir que se mencionasse o direito dos indígenas. Por causa da manifestação, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, interrompeu o julgamento. No momento, apenas o relator, Ricardo Lewandowski, havia votado a favor das cotas.
Na retomada, Fux citou o direito dos indígenas e concluiu seu voto a favor das cotas. "A ansiedade é o mal da humanidade", disse o ministro após o incidente. Cerca de uma hora depois, a maioria dos ministros já havia votado a favor da política de cotas raciais da Universidade de Brasília, objeto da primeira ação em julgamento." (http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/04/indio-e-retirado-forca-do-stf-apos-protestar-por-cotas-em-universidades.html)

12 comentários:

  1. Eu acho isso um absurdo , pois os índios não fazem mal nenhum á sociedade e não merecem nenhum tipo de desrespeito , por isso acho q pelo menos no dia 19 de abril a sociedade podia pelo menos pensar em seu atos .
    By: Brenda da Silva 7ºano "C"

    ResponderExcluir
  2. Maria Vitória 7ºC10 de maio de 2012 às 10:44

    eu acho,isso um absurdo fazer isso.eu considero um crime. mas infelismente aconteceu e nao temos como inpedir. Eu achon isso uma falta de consideração...

    ResponderExcluir
  3. Ingrid Samara Mesquita Morais De Lima 7ª Ano "C"10 de maio de 2012 às 10:44

    Eu acho que eles também e humanos e tem que haver respeito como os outros.E eles também são muito decriminado

    ResponderExcluir
  4. Lucas Lula 7ª ano 'C'10 de maio de 2012 às 10:45

    eu acho,discriminação com os índios que são pessoa como nós

    ResponderExcluir
  5. Ana Luísa Carvalho 7º ano "C" - Insef10 de maio de 2012 às 10:45

    Índios lutando por seu direito..... Meu voto é a favor, afinal todos nos temos que ter um curso, eles querem apenas ter um trabalho que possam continuar para o resto da vida...
    Ele apenas esta protestando por um direito que é dele !
    Absurdo ser contra... EU SOU A FAVOR DAS COTAS PARA OS ÍNDIOS !

    ResponderExcluir
  6. Pedro Henrique Dantas 7º ano10 de maio de 2012 às 10:45

    isso e uma injustiça com os índios eles trazem muita cultura para nos.
    eles precisão de um lugar para eles,e ainda tem gente que os discriminam.

    ResponderExcluir
  7. Filipe G. Santana(7ºANOC)10 de maio de 2012 às 10:46

    Os indios tambem tem o direito de estuda-ELES TAMBEM SÃO GENTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. vitoria jennifer 7ano c10 de maio de 2012 às 10:47

    Apesar de diserem que a justiça como o nome mesmo diz foi feita para fazer justiça pareçe que nao estao deixando um espaço para os indignas mostrar suas opniao elas sao ingnoradas e eles obrigados a fazer coizas que nao querem eu acho um absurdo

    ResponderExcluir
  9. Vinícius 7º ano C10 de maio de 2012 às 10:49

    Acho uma injustiça com esses indígenas.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho isso absurdo,índio sendo expulso por protestar por direitos próprios? os indios não incomodam a sociedade diferente destes a sociedade não respeita os seus direitos, o índio também merece estudo , educação, respeito e outros,pois não somos melhores que eles.

    ResponderExcluir
  11. Felipe Gabriel de campos veras 7ano "c"10 de maio de 2012 às 10:51

    Isso e uma discriminação racial contra as nossas próprias raízes.
    queremos um pais mais justo.

    ResponderExcluir
  12. não é justo porque o índio só queria ter seus direitos

    ResponderExcluir