sábado, 31 de março de 2012

O narrador

Profª Cristianne Elisney - Redação

O NARRADOR
Narrador-personagem- participa dos fatos e é também uma das personagens.
Narrador-observador-não participa da história; é um mero observador.











1.        Dos textos abaixo, indique aquele cujo narrador é narrador-observador:

a) “E uma noite, depois de acabar de rezar e depois que vovó Catarina apagou a vela do quarto, eu quis ler no escuro. Ergui as mãos e fui tocando a espessura negra à volta da cama. E aí a noite ficou presa entre meus dedos, silenciosamente adormecida até o alvorecer...” (Ilka Brunhilde Larito. A menina que fez a América.)

b) “Havia um menino diferente dos outros meninos: tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam:- Ó pelado! Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar a carvão, nas paredes: Dr. Raimundo Pelado.” (Graciliano Ramos. A terra dos meninos pelados.)

2.      Responda no caderno:

a)                  Reescreva o texto abaixo, transformando o narrador-personagem em narrador-observador:

“Fui para casa impressionado com a história dos milagres. De noite, na cama, continuei pensando no filme, sem conseguir dormir. O que me intrigava era a espécie de milagres que o homem pedia: tudo bobagem, a bengala virar árvore, salvar o mundo, coisas assim. Comigo, seria diferente. Eu haveria de pedir ouros milagres.” (Fernando Sabino.
O menino no espelho.)

b)Usando a narração em primeira pessoa, escreva uma história que aconteceu com você e que foi inesquecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário