sábado, 31 de março de 2012

Narração

Redação                                       


           NARRAÇÃO
Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos:

O NARRADOR: dono da voz ou, em outras palavras, a voz que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. Dependendo da posição do narrador em relação ao fato narrado, a narrativa pode ser feita em 1ª ou em 3ª pessoa.

O ENREDO: é o desenrolar dos acontecimentos. O enredo se organiza em torno de um conflito, ou seja, uma oposição entre os elementos da história e cria no leitor ou ouvinte expectativa em relação aos fatos. O enredo possui as seguintes partes:
Ø  Introdução: (apresentação): o  narrador costuma apresentar os fatos iniciais, as personagens e, eventualmente, o tempo e o espaço. A introdução de um texto narrativo é muito importante, porque deve despertar a atenção do leitor e situá-lo diante da história que vai ler.
Ø  Complicação: (desenvolvimento) é a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito.
Ø  Clímax: é o momento culminante da história, o momento de maior tensão, aquele em que o conflito atinge o seu ponto máximo. O clímax na narrativa deve despertar a curiosidade e atenção do leitor.
Ø  Desfecho (desenlace ou conclusão): é a solução do conflito, a parte final: boa, má, surpreendente, trágica, cômica ou feliz. 

OS PERSONAGENS: seres que participam do desenrolar dos acontecimentos.
A personagem principal é aquela na qual se centraliza a narrativa. Pode haver mais de uma.
A personagem secundária é aquela que não participa ativamente da história. Ela aparece algumas vezes e pode servir de interlocutor da personagem principal

O AMBIENTE: cenário por onde circulam personagens e onde se desenrola o enredo.

O TEMPO: O narrador pode se posicionar de diferentes maneiras em relação ao tempo dos acontecimentos - pode narrar os fatos no tempo em que eles estão acontecendo; pode narrar um fato perfeitamente concluído; pode entremear presente e passado, utilizando a técnica de flash-back.

Concluindo:
É necessário, portanto, mencionar o modo como tudo aconteceu detalhadamente, isto é, de que maneira o fato ocorreu. Um acontecimento pode provocar consequências, as quais devem ser observadas.

Ø  Fato - o que se vai narrar (O quê?)
Ø  Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?)
Ø  Lugar - onde o fato se deu (Onde?)
Ø  Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?)
Ø  Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê?)
Ø  Modo - como se deu o fato (Como?)
Ø  Consequências - Geralmente provoca determinado desfecho.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_narrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário