EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação de Produção Textual – 7º ano
2º Trimestre
Nome: ____________________________________________ turma:____ turno: ___________
Profª Cristianne
Data: ____________
Desigualdade no Brasil
“Hei moço, me dá um trocado? Eu tenho fome.”
Essa é a abordagem do menino no sinal fechado,
Pra enganar o estômago e o destino, é a aparente solução.
Essa é a abordagem do menino no sinal fechado,
Pra enganar o estômago e o destino, é a aparente solução.
Um corpo franzino, trajando farrapos e de pés no chão.
Visão do descaso, sensação de embaraço, é de apertar o coração,
Não sei o que mais me dói, se a triste visão do menino no sinal fechado,
Ou o que vejo no olhar de quem por ali passa, parecem olhar um animal.
Todos os dias essa cena se repete, tantos meninos em tantos sinais.
Histórias parecidas, pelos mesmos motivos e de causas iguais.
Gostaria que minhas palavras tivessem poder em sua forma e intensidade
Poder este, de reescrever as linhas de algumas páginas da história
E moldá-las com as palavras certas, criando algo novo e sem igual,
De modo a suprimir a existência de muitos males, apagá-los da nossa memória
De modo a suprimir a existência de muitos males, apagá-los da nossa memória
Começaria impedindo até mesmo a existência do termo: “desigualdade social”. (Wesley Henrique- Site de poesias)
Os textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. O poema retrata que a desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco.
Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes. Verso é sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, correspondente a uma linha do poema. Os versos organizam-se em estrofes e estrofe é um agrupamento de versos. Por meio dessa afirmação e de acordo com os textos acima, organize suas ideias e crie um poema que retrate a desigualdade existente no Brasil.
Atenção:
Lembre-se dos elementos que compõem um poema;
Faça um poema com cinco estrofes de quatro versos;
Cuidado com as margens;
Observe atentamente a ortografia e pontuação;
Passe seu texto a limpo à caneta.
Boa prova!!
1
| |
2
| |
3
| |
4
| |
5
| |
6
| |
7
| |
8
| |
9
| |
10
| |
11
| |
12
| |
13
| |
14
| |
15
| |
16
| |
17
| |
18
| |
19
| |
20
| |
21
| |
22
| |
23
| |
24
| |
25
| |
26
| |
27
| |
28
| |
29
| |
30
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário