domingo, 10 de junho de 2012

Aula sobre lenda 6º ano

Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20276

Aula 1

Conversar com os alunos sobre as lendas. Explicar para eles que lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para atingir esse objetivo, há uma mistura de fatos reais com imaginários, num resultado em que se misturam história e fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita.
Do latim, legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas, ao longo do tempo, o conceito transformou-se em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.   
Características de uma lenda:
- Utiliza-se da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas, junto com eles, envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois, apesar de serem fruto da imaginação, não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e a interpretação daqueles que a propagam.   
Texto disponível em: <http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/>. [Adaptado]   

No Brasil o que você imaginar
Plantas, bichos, cidade ou gente
Se você com cuidado procurar
Vai achar muita coisa diferente
Deve ser por essa razão
Que tantas criaturas encantadas
Em vez de Paris ou Milão
Escolheram o Brasil como morada
Nessa terra há mitos e lendas
Vagando por ai pra quem quiser ver
Então vamos parar com essa lenga-lenga
Partir para leitura e algum deles conhecer?   

Em seguida, apresentar para os alunos um vídeo do grupo Girasonho que conta a lenda do Jurutaí:   
http://www.youtube.com/watch?v=uxZW5dsFv7g&feature=related    
Após a exibição do vídeo, verificar se os alunos entenderam a lenda do Jurutaí, por meio de perguntas como: Como era o canto do Jurutaí? O que acontecia quando o pássaro cantava? Por que ele parou de cantar? O que os índios fizeram para que ele voltasse a cantar?   
Apresentar para os alunos a seguinte definição do que é o Jurutaui:   
Jurutaui, Urutau, Mãe da Lua
Em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, Câmara Cascudo testemunha que essa ave noturna, de canto agourento, "melancólico e estranho, lembrando uma gargalhada de dor", cercou-se de "misterioso prestigio assombrador".
Pedir para os alunos pesquisarem e levarem lendas para a aula seguinte.

Aula 2
Fazer um círculo em sala e pedir para os alunos contarem as lendas que trouxeram.
Após a contação da lenda, dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo ilustre partes da lenda. Em seguida, pedir que a turma monte uma apresentação da lenda por meio das ilustrações.
 Pedir que os alunos pesquisem e anotem no caderno tudo o que descobrirem sobre o Saci-Pererê.

Aula 3
Pedir que eles digam o que encontraram sobre o Saci. O professor pode anotar no quadro as informações trazidas pelos alunos. Para preparar para essa atividade, é interessante que o professor também faça uma pesquisa. O site a seguir traz algumas informações interessantes:   
http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/    
Depois de listar as características, discutir sobre elas, vendo o que têm em comum, o que era conhecido ou desconhecido para a maioria, o que mais chamou a atenção, etc. Propor, então, aos alunos de assistirem juntos ao vídeo que conta a lenda do Saci-Pererê:  
http://www.youtube.com/watch?v=eyqC-mp_UOk&feature=related    
Após a exibição do vídeo, comparar com as anotações feitas em sala. O professor pode discutir com os alunos que as lendas sofrem alterações ao longo do tempo e, por isso, ora aparecem de um jeito, ora de outro, mas que têm elementos que perduram. Identificar junto com a turma esses elementos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário