quinta-feira, 24 de maio de 2012

Argumentação

Argumentar é inerente ao ser humano, é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções para fundamentar determinado pensamento ou ideia. Mas como construir uma argumentação? Um texto argumentativo visa convencer, persuadir, levar o leitor a concordar com uma determinada linha de raciocínio. Assim, a escolha dos argumentos é fundamental para que se alcancem tais objetivos.
A exemplificação é um recurso argumentativo bastante usado, visando fornecer esclarecimentos a partir de dados concretos. Isso comprova que a opinião defendida não se baseia apenas em uma visão pessoal.

Responda:
a.                   Você já conhece essa campanha? Com que finalidade ela foi criada? O que essa campanha defende?
b. Explique o trocadilho  presente no slogan “Saco é um saco” .
c. É grande o consumo diário de sacolas plásticas no Brasil. Quais são prejuízos que esse consumo causa ao meio ambiente e consequentemente a nossa saúde
d. Você concorda que dar preferência a sacolas retornáveis é uma alternativa mais sustentável para evitar o consumo de sacos plásticos e evitar os impactos ambientais que eles causam? Explique.
e. Você apoia essa campanha? Por quê?
f. Que argumentos você utilizaria para convencer alguém a aderir  à campanha “Saco é um saco”

A farra dos sacos plásticos
      O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora.
      Não importa o tamanho do produto que se tenha à mão, aguarde a sua vez porque ele será embalado num saquinho plástico. O pior é que isso já foi incorporado na nossa rotina como algo normal, como se o destino de cada produto comprado fosse mesmo um saco plástico. Nossa dependência é tamanha, que quando ele não está disponível, costumamos reagir com reclamações indignadas.


Produza um texto expondo sua opinião sobre os impactos ambientais

causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

Retirado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38507
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/a_farra_dos_sacos_plasticos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário