sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Avaliação de Produção Textual – 8ª série II trimestre
EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação de Produção Textual – 8ª série
2º Trimestre
Nome: ____________________________________________ turma:____ turno: ___________
Profª Cristianne Data: ____________
Desigualdade no Brasil
“A desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco. O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que compreende diversos tipos, desde desigualdade de oportunidade até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica, a mais conhecida, é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.” (http://www.brasilescola.com)
ØOs textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. Na charge I fica evidente a crítica de que todas as atenções estão voltadas para motivos da Copa, e a fome, a pobreza e a miséria são questões colocadas à margem dos interesses dos brasileiros. Já na charge II, o autor demonstra como o sistema público de saúde brasileiro está em um estado inaceitável.
Por meio desses textos, escolha uma das charges acima, organize suas ideias e faça um artigo de opinião acerca do tema abordado pela charge escolhida. Lembre-se que o artigo de opinião é um gênero discursivo argumentativo cujo objetivo principal é defender um ponto de vista relevante da sociedade em termos sociais, políticos e cultural. Sua linguagem é formal, mas com algumas marcas de subjetividade, como metáforas e hipérboles. A pessoa e tempo verbal: 1ª ou na 3ª pessoa do singular e predominantemente no presente.
Atenção:
Lembre-se dos elementos que compõem um artigo de opinião;
Faça um texto de no mínimo 25 linhas e no máximo 30;
Cuidado com paragrafação e margens;
Observe atentamente a ortografia e pontuação;
Passe seu texto a limpo à caneta.
Boa prova!!
Avaliação de Produção Textual – 7ª série II trimestre
EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação de Produção Textual – 7ª série
2º Trimestre
Nome: ____________________________________________ turma:____ turno: ___________
Profª Cristianne Data: ____________
Desigualdade no Brasil
“A desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco. O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que compreende diversos tipos, desde desigualdade de oportunidade até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica, a mais conhecida, é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.” (http://www.brasilescola.com)
ØOs textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. Na charge I fica evidente a crítica de que todas as atenções estão voltadas para motivos da Copa, e a fome, a pobreza e a miséria são questões colocadas à margem dos interesses dos brasileiros. Já na charge II, o autor demonstra como o sistema público de saúde brasileiro está em um estado inaceitável.
Por meio desses textos, escolha uma das charges acima, organize suas ideias e faça uma análise crítica acerca do tema abordado pela charge escolhida por você. Lembre-se de fazer essa análise em terceira pessoa.
Atenção:
Lembre-se dos elementos que compõem uma argumentação;
Faça um texto de no mínimo 25 linhas e no máximo 30;
Cuidado com paragrafação e margens;
Observe atentamente a ortografia e pontuação;
Passe seu texto a limpo à caneta.
Boa prova!!
Avaliação de Produção Textual – 7º ano II trimestre
EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação de Produção Textual – 7º ano
2º Trimestre
Nome: ____________________________________________ turma:____ turno: ___________
Profª Cristianne
Data: ____________
Desigualdade no Brasil
“Hei moço, me dá um trocado? Eu tenho fome.”
Essa é a abordagem do menino no sinal fechado,
Pra enganar o estômago e o destino, é a aparente solução.
Essa é a abordagem do menino no sinal fechado,
Pra enganar o estômago e o destino, é a aparente solução.
Um corpo franzino, trajando farrapos e de pés no chão.
Visão do descaso, sensação de embaraço, é de apertar o coração,
Não sei o que mais me dói, se a triste visão do menino no sinal fechado,
Ou o que vejo no olhar de quem por ali passa, parecem olhar um animal.
Todos os dias essa cena se repete, tantos meninos em tantos sinais.
Histórias parecidas, pelos mesmos motivos e de causas iguais.
Gostaria que minhas palavras tivessem poder em sua forma e intensidade
Poder este, de reescrever as linhas de algumas páginas da história
E moldá-las com as palavras certas, criando algo novo e sem igual,
De modo a suprimir a existência de muitos males, apagá-los da nossa memória
De modo a suprimir a existência de muitos males, apagá-los da nossa memória
Começaria impedindo até mesmo a existência do termo: “desigualdade social”. (Wesley Henrique- Site de poesias)
Os textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. O poema retrata que a desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco.
Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes. Verso é sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, correspondente a uma linha do poema. Os versos organizam-se em estrofes e estrofe é um agrupamento de versos. Por meio dessa afirmação e de acordo com os textos acima, organize suas ideias e crie um poema que retrate a desigualdade existente no Brasil.
Atenção:
Lembre-se dos elementos que compõem um poema;
Faça um poema com cinco estrofes de quatro versos;
Cuidado com as margens;
Observe atentamente a ortografia e pontuação;
Passe seu texto a limpo à caneta.
Boa prova!!
1
| |
2
| |
3
| |
4
| |
5
| |
6
| |
7
| |
8
| |
9
| |
10
| |
11
| |
12
| |
13
| |
14
| |
15
| |
16
| |
17
| |
18
| |
19
| |
20
| |
21
| |
22
| |
23
| |
24
| |
25
| |
26
| |
27
| |
28
| |
29
| |
30
|
Assinar:
Postagens (Atom)